terça-feira, 9 de abril de 2013

Agricultores familiares do território do Sisal protestam na BR 116


Na manhã desta segunda-feira, 8, cerca 500 agricultores familiares do território do Sisal bloquearam os dois sentidos da BR 116, próximo ao município de Serrinha. Na pauta das reivindicações dos manifestantes está o atendimento imediato do aumento do número de carros pipas para a distribuição de água nas propriedades, limpeza das águas e construção de poços artesianos, liberação urgente do crédito emergencial do Pronaf, aumento na distribuição de milho feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e também ações estruturantes que permitam a convivência com o semiárido.
Os manifestantes solicitam também a recuperação e construção de fontes de água, assistência técnica e extensão rural continuada, o melhoramento genético dos rebanhos e também a organização e fortalecimento da produção e comercialização dos produtos da agricultura familiar.
Na avaliação de Gilca Moraes, coordenadora do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira do Estado da Bahia – CODES Sisal, o governo federal não está cumprindo adequadamente sua responsabilidade no enfrentamento do problema e, além disso, estaria deixando a desejar, pois as ações que até então foram anunciadas não têm chegado efetivamente aos pequenos agricultores.
Ela afirma ainda que “estas exigências da manifestação fazem parte de um acordo estabelecido com os governos estadual e federal desde 2010, ano em que iniciou esta seca que tem sido uma das mais castigantes dos últimos 60 anos”.
Segundo algumas lideranças de movimentos sociais do Território do Sisal esta manifestação foi apenas uma das muitas que virão se os governantes não tomarem nenhuma providência. “Estamos cansados de esperar, os agricultores familiares não aguentam mais tanta demora e humilhação, foram tantas negociações e até o momento continuamos a sofrer com esta situação”, desabafou Hilda Mercês, Secretaria de Políticas Agrícola e Agrária do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité.
Gilcimar Pereira – Ascom Sintraf

Nenhum comentário:

Postar um comentário